Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Fórmulas perigosas

Quando alguém quer perder peso, recorre a um exército de comprimidos. Mas qual será a eficácia dessa arma na guerra contra a balança?

Essa história é um conto de fadas ao contrário.
Começa com felicidade, mas o final é sempre triste.

As fórmulas para emagrecer, cada vez mais procuradas, receitadas e consumidas, contêm cinco, dez, às vezes 15 componentes. Os mais comuns são anorexígenos para controlar o apetite, tranqüilizantes, hormônios da tireóide, diuréticos, laxantes, antidepressivos.

Toda fórmula para emagrecer contém uma substância anorexígena. Geralmente dietilpropiona ou fenproporex. Os brasileiros consomem 70% de todo o fenproporex produzido no mundo. Isso acontece porque é uma droga barata. Mas atenção: é uma droga que pode provocar dependência química, depressão, irritabilidade e transtornos psiquiátricos mais sérios, mesmo em doses baixas.

Para tentar diminuir os efeitos tóxicos destes anorexígenos, as fórmulas também contêm tranqüilizantes e antidepressivos.

“Tem uma norma do Conselho Federal de Medicina, já desde 1997 que proíbe esse tipo de associação. A norma não permite associar especificamente moderadores de apetite, calmantes, hormônios de tireóide, laxantes e diuréticos com a finalidade de perder peso”, explica Márcio Mancini endocrinologista da Associação Brasileira de Estudos da Obesidade.

Receitar tranqüilizantes misturados com anfetaminas não só é proibido por lei como aumenta muito o risco de doenças cardíacas e psiquiatras. Além disso, como são drogas que causam dependência, o efeito fica cada vez mais fraco e os usuários acabam aumentando a dose por conta própria.

A furosemida é um diurético. Você urina mais, desidrata, sobe na balança e tem a falsa impressão de que emagreceu. Mas junto com a água, você perde sais minerais importantes para o organismo.
O nome, na verdade, é uma abreviação: T3. Um dos maiores perigos dessas fórmulas ditas emagrecedoras é a generosidade com que o hormônio tireoideano é receitado. A desculpa é sempre a mesma: "sua tireóide anda preguiçosa". Os hormônios, muitas vezes, estão disfarçados com o nome de "queimadores de gordura". Desconfie. Hormônio tireoideano não deve, nunca, ser usado para emagrecer.
Taquicardia é quando o coração bate mais rápido. Aceleração dos movimentos intestinais. Enfraquecimento e atrofia dos músculos. Enfraquecimento dos ossos. Nas mulheres, os ovários são afetados e as menstruações podem ser suspensas.

O mais terrível é que, na maioria das vezes, estas fórmulas são receitadas por médicos. Só uma minoria compra o remédio sem receita.

O Conselho Federal de Medicina e o próprio Ministério da Saúde proíbem o uso dessas fórmulas, mas os médicos ainda prescrevem. Mas existem remédios que podem ser receitados para o emagrecimento.

“Aqueles que apresentam obesidade e não têm sucesso com o tratamento convencional, com dieta e com atividade física, podem tomar remédios. Remédios que ajudam a emagrecer e que estão disponíveis nas farmácias normais. Esses remédios atuam ou diminuindo a fome, ou aumentando a saciedade, fazendo com que a pessoa se sinta mais satisfeita à medida que vai comendo, ou inibindo a absorção de nutrientes no intestino. São cápsulas com um medicamento apenas, as chamadas monodrogas. Cápsulas com um medicamento”, explica Marcio Mancini.
Emagrecer sem ajuda não é fácil. Se você não consegue, procure um médico, um bom médico. Existem remédios com eficácia comprovada. Desconfie de fórmulas que misturam medicamentos.
Emagrecer é um processo lento e você vai ter que tomar cuidado com o que come para sempre.

Um comentário:

  1. Olá Fernandas e obrigada pela visita :o)
    Que bom que gostaram do blogue!
    Pois, eu já tomei rtemédios para emagrecer (não manipulados), mas só me emagrecerma a carteira. Já deixei de ter essas ilusões idiotas, o que emagrece é dieta e exercício. E ainda por cima é bem mais saudável.
    Beijos e voltem sempre.

    ResponderExcluir